Equipamentos
Descritivo do veleiro
“Xekmat”
O veleiro Xekmat foi pela primeira vez para água em
Julho de 2002.
Projetista Horácio Carabelli.
Modelo Multimar 32.
Construído em Fibra de vidro com resina epóxi e espuma
Divinicell pelo estaleiro Cavalli, de Porto Alegre.
LOA |
9,54 m |
LWL |
8,63 m |
BEAM MAX |
3,08 m |
DRAFT |
1,95 m |
DISPLACEMENT |
2900 kg |
SAIL ÁREA |
47,06 m² |
RM |
48.2 |
GPH |
662.1 |

É registrado para mar
aberto.
Atualmente em
Niterói – RJ.
Tanto o costado quanto o
convés estão no geocoat original em excelente estado de
conservação.

Em maio de 2018 o fundo recebeu uma pintura anti-incrustante
com tinta Internacional Micron Premium que pode
ser facilmente removida ou reposta.
Está registrado para um total de 10 pessoas, mas permite
pernoite para 6.
A maioria das ferragens são da Nautos, muitas
substituídas por novas em 2011.
Sistema de burro inteligente Nautos.
Mastro, retranca de chapa e pau de spi, todos da Farol
Náutica.
Atualmente usa Sistema de garrunchos nas velas de proa,
mas tem um head foil Tuff luff guardado.
4 Catracas Harken Self Tailing com 2 manicacas, sendo
uma flutuante.
8 Stoppers Lewmar + 1 Spinlock.
Cana de leme em alumínio e extensão telescópica Spinlock.
As luzes de navegação, de fundeio e um estrobo são de
LED, da Arieltec.
A capotaria foi pensada no conforto quando em passeio,
mas pode ser removida facilmente para um dia de regatas.
É completa, com Bimini, painel frontal, toldo de
retranca, capa de retranca e capa de cobertura.

O estofamento foi totalmente refeito em 2011.
Diferente dos outros
barcos do mesmo modelo, o Xekmat tem 7 Vigias Moonlight
(alumínio+acrilico) em vez do tradicional painel de
acrílico fixo.

A gaiuta de proa é Lewmar
Super Ocean.
Apesar de ser um barco seco, o Xekmat está equipado com
3 bombas de porão: 2 elétricas, automáticas
com alarme de inundação e 1 manual
Whale.
A pressurização da água doce é dada por uma Bomba
elétrica Jabsco, alimentando as torneiras, ducha de
banheiro e ducha de cokpit.
Boiler de água quente na
ducha de banheiro.
Vaso Sanitário hidráulico Nautos, novo em 2011.
A água do banho é bombeada diretamente do banheiro para
fora. É possível bombear a água do baú de popa também.

A parte elétrica foi inteiramente refeita em 2011 com
fios estanhados, painel novo de 12 posições com
fusíveis, tomadas, controlador de carga, salva bateria,
inversor, voltímetro e chaves de baterias, painel solar
e controlador de carga para o painel solar genasun,
tomadas USB e 12v e 4 ventiladores novos em 2018.
Possui dois bancos de
baterias com 3 baterias do tipo Optima Blue Top de 75Ah
cada, sendo 2 para serviço e 1 para o motor, podendo
optar por qualquer configuração numa emergência,
exemplo: ligar o motor utilizando o banco de serviço ou
ambos os bancos.

O Xermat está equipado com
uma formidável Geladeira elétrica 12 Volts embutida na
bancada da cozinha. Esta geladeira foi especialmente
desenhada e produzida para o barco pela empresa Elber. É
econômica e pode ser utilizada como freezer.

Fogão 2 bocas com forno em
inox, novo em 2015 e Bujão+válvulas.

Motor Yanmar 2 cil, 18 hp Hélice folding.

Radio VHF fixo com AIS e
GPS modelo Standard Horizon GX 2200, VHF portátil ICON.
Piloto automático: Autohelm 2000.
Som com 2
caixas acústicas no interior.
Bussulas
2: Plastimo com iluminação. Detalhe é que os fios das
lâmpadas não ficam amostra pendurados dentro do barco,
pois foram embutidos.
GPS Garmim 176 com plotter.
Estação meteorológica Oregon.

Todas as Escotas e adriças são em cabos de Spectra.
Um sistema de estropo de cabos de spectra é usado para
suspender o barco no guindaste.

Antena de VHF no top do
mastro, nova em 2013.
Antena reserva de VHF.
Velas:
1 buja + 2 velas grandes + balão + balão assimétrico +
genoa 1, 2 e 3.
Material de fundeio consiste em uma Ancora Fortress de
alumínio com amarra completa.
O tanque de diesel de 85 litros garante uma boa
autonomia, pois, em ritmo de cruzeiro, o motor consome
apenas cerca de 1,5 litros por hora de diesel.
O tanque de água tem capacidade de 200 litros.
O estaiamento foi todo trocado em 2010, inclusive os
terminais Norseman e esticadores.
O material de salvatagem vai além do exigido, com
coletes, bóias, Facho Holmes, pirotécnicos, extintores
de incêndio e balsa automática para 6 pessoas.
Ainda fazem parte dos equipamentos de bordo vários itens
como cabos de amarração, defensas, sobressalentes do
motor, correia, rotor de bomba d água, filtros...
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