Sobre o XEKMAT    |    Localização     |    Patrocínios     |    Parceiros    |     Multimídia     |    Blog    |     CONTATO    

 

 

Sobre o XekMat

 

Tripulação   |   Resultados   |   Descritivo

 

Equipamentos

Descritivo do veleiro “Xekmat”

O veleiro Xekmat foi pela primeira vez para água em Julho de 2002.

Projetista Horácio Carabelli.

Modelo Multimar 32.

Construído em Fibra de vidro com resina epóxi e espuma Divinicell pelo estaleiro Cavalli, de Porto Alegre.

 

 

LOA

9,54 m

LWL

8,63 m

BEAM MAX

3,08 m

DRAFT

1,95 m

DISPLACEMENT

2900 kg

SAIL ÁREA

47,06 m²

RM

48.2

GPH

662.1


 

É registrado para mar aberto.

Atualmente em Niterói – RJ.

Tanto o costado quanto o convés estão no geocoat original em excelente estado de conservação.
 

Em maio de 2018 o fundo recebeu uma pintura anti-incrustante com tinta Internacional Micron Premium que pode ser facilmente removida ou reposta.

Está registrado para um total de 10 pessoas, mas permite pernoite para 6.
 

A maioria das ferragens são da Nautos, muitas substituídas por novas em 2011.

Sistema de burro inteligente Nautos.

Mastro, retranca de chapa e pau de spi, todos da Farol Náutica.

Atualmente usa Sistema de garrunchos nas velas de proa, mas tem um head foil Tuff luff guardado.

4 Catracas Harken Self Tailing com 2 manicacas, sendo uma flutuante.

8 Stoppers Lewmar + 1 Spinlock.

Cana de leme em alumínio e extensão telescópica Spinlock.

As luzes de navegação, de fundeio e um estrobo são de LED, da Arieltec.

A capotaria foi pensada no conforto quando em passeio, mas pode ser removida facilmente para um dia de regatas. É completa, com Bimini, painel frontal, toldo de retranca, capa de retranca e capa de cobertura.

O estofamento foi totalmente refeito em 2011.
 

Diferente dos outros barcos do mesmo modelo, o Xekmat tem 7 Vigias Moonlight (alumínio+acrilico) em vez do tradicional painel de acrílico fixo.

A gaiuta de proa é Lewmar Super Ocean.

Apesar de ser um barco seco, o Xekmat está equipado com 3 bombas de porão: 2 elétricas, automáticas com alarme de inundação e 1 manual Whale.

A pressurização da água doce é dada por uma Bomba elétrica Jabsco, alimentando as torneiras, ducha de banheiro e ducha de cokpit.

Boiler de água quente na ducha de banheiro.

Vaso Sanitário hidráulico Nautos, novo em 2011.

A água do banho é bombeada diretamente do banheiro para fora. É possível bombear a água do baú de popa também.

A parte elétrica foi inteiramente refeita em 2011 com fios estanhados, painel novo de 12 posições com fusíveis, tomadas, controlador de carga, salva bateria, inversor, voltímetro e chaves de baterias, painel solar e controlador de carga para o painel solar genasun, tomadas USB e 12v e 4 ventiladores novos em 2018.
 

Possui dois bancos de baterias com 3 baterias do tipo Optima Blue Top de 75Ah cada, sendo 2 para serviço e 1 para o motor, podendo optar por qualquer configuração numa emergência, exemplo: ligar o motor utilizando o banco de serviço ou ambos os bancos.

O Xermat está equipado com uma formidável Geladeira elétrica 12 Volts embutida na bancada da cozinha. Esta geladeira foi especialmente desenhada e produzida para o barco pela empresa Elber. É econômica e pode ser utilizada como freezer.

Fogão 2 bocas com forno em inox, novo em 2015 e Bujão+válvulas.

Motor Yanmar 2 cil, 18 hp Hélice folding.

Radio VHF fixo com AIS e GPS modelo Standard Horizon GX 2200, VHF portátil ICON.

Piloto automático: Autohelm 2000.

Som com 2 caixas acústicas no interior.

Bussulas 2: Plastimo com iluminação. Detalhe é que os fios das lâmpadas não ficam amostra pendurados dentro do barco, pois foram embutidos.

GPS Garmim 176 com plotter.

Estação meteorológica Oregon.

Todas as Escotas e adriças são em cabos de Spectra.
 

Um sistema de estropo de cabos de spectra é usado para suspender o barco no guindaste.

Antena de VHF no top do mastro, nova em 2013.

Antena reserva de VHF.

Velas:
1 buja + 2 velas grandes + balão + balão assimétrico + genoa 1, 2 e 3.

Material de fundeio consiste em uma Ancora Fortress de alumínio com amarra completa.

O tanque de diesel de 85 litros garante uma boa autonomia, pois, em ritmo de cruzeiro, o motor consome apenas cerca de 1,5 litros por hora de diesel.

O tanque de água tem capacidade de 200 litros.

O estaiamento foi todo trocado em 2010, inclusive os terminais Norseman e esticadores.

O material de salvatagem vai além do exigido, com coletes, bóias, Facho Holmes, pirotécnicos, extintores de incêndio e balsa automática para 6 pessoas.

Ainda fazem parte dos equipamentos de bordo vários itens como cabos de amarração, defensas, sobressalentes do motor, correia, rotor de bomba d água, filtros...